Capela São Sebastião – Posses
A capela de São Sebastião, está localizada no bairro das Posses. A primeira capelinha feita de taipa e coberta de sapé, foi construída por frutos de promessas. Um senhor, conhecido pelo nome de Querubim, sofrendo de fortes dores nas pernas, provocadas por uma ferida crônica em uma delas, fez uma promessa a São Sebastião que se ficasse curado, construiria uma capela em sua honra.
Na mesma época moradores da região, o Sr. Victorino João de Moraes, foi convocado para a Revolução Constitucionalista de 1932. O jovem Victorino recém-casado e com filho pequeno, partiu para o combate. Diante da situação, também pediu ao Santo que nada de mal acontecesse para sua família e que pusesse fim a revolução.
Logo que foi assinado o termo final da revolução, o Sr. Victorino, juntamente, com o Sr. Querubim e o Sr. Francisco Borges de Oliveira, iniciaram a construção da capela, nas terras do próprio Francisco. Assim que a capela ficou pronta, foi entronizada no altar uma imagem de São Sebastião. Os moradores da região se reuniam semanalmente para as orações, novenas, terços e festas do santo padroeiro.
Por volta de 1950, uma nova capela foi construída de alvenaria e coberta de telhas. Mas o local por ser muito úmido, não demorou muito para que se iniciasse o processo de deterioração. Mais tarde, na década de 70, os moradores do bairro sugeriram ao pároco Padre Adolfo a construção de uma nova capela. E em 18 de julho de 1974, a nova capela ficou pronta.
Mensalmente os moradores se reúnem na pequena capela, para a celebração eucarística.
Texto: Maria Vanda Olivotti, colaboração de Aurélio João de Morais, Márcia Aparecida Alves Correia de Azevedo
e Walter Fróes, e adaptado por Bruno Zíngaro Marques de Oliveira.