Capela de Santa Cruz – Forjos
A primeira Capela de Santa Cruz, do bairro do Forjos, foi construída de pau-a-pique e coberta de sapé, nos finais do século XIX. Os moradores da época reuniam-se, para a reza do terço, em louvor a Nossa Senhora. Conta os mais antigos moradores, que um andarilho, passando pelo bairro, quis marcar sua passagem, deixando no local uma cruz fincada na terra. Foi a partir de então, que começou a se espalhar a devoção à Santa Cruz, por aquelas paragens.
Em 1958, com a chegada de um novo padre em Extrema, a saber, Padre Adolfo Fabbri, o Sr. Florival Alves de Almeida e sua esposa Olga Migliorini de Almeida, reafirmaram a doação do terreno da capela, que o Sr. Benjamin de Almeida, já havia feito, anos atrás.
O fazendeiro João Batista Magalhães, custeou toda a construção e a capela foi inaugurada em 1961, com muita festa. A partir de então, no mês de maio de cada ano, até a década de 90, os moradores se reuniam para comemorar a Festa de Santa Cruz. Com a reforma do Calendário Litúrgico, essa festa passou a ser em 14 de setembro.
Com a chegada do novo pároco da Paróquia de Santa Rita de Extrema, o Padre Maurício Pieroni, as missas na capela se tornaram mensais, pois antes eram realizadas raramente. Desde então, todos os meses os moradores do bairro e devotos se reúnem na capela mensamente para a celebração da Santa Missa.
Texto: Maria Vanda Olivotti, colaboração de Maria Aparecida Silveira, Alvarino Costa da Silveira,
Maurilio Pereira da Silva, Dorival Aparecido Francisco Barbosa, Eunice Aparecida Andrade Silva,
Djalma Alves de Almeida e Olívia Maria Magalhães de LIma,
e adaptado por Bruno Zíngaro Marques de Oliveira.