Comunidade Santa Terezinha – Vila Rica
Os moradores do Bairro Morro Grande, atualmente, mais conhecido como Bairro Vila Rica, devido ao Loteamento Vila Rica, situado nesse lugar, frequentavam as missas, as celebrações e festividades religiosas do Bairro do Barreiro. Os habitantes do Morro Grande iam em procissão até a capelinha para as comemorações religiosas. Iam a pé, a cavalo, de charretes ou carro de boi, chegando, muitas vezes, a formarem um grupo de mais de 200 pessoas.
Foi nesse bairro que surgiu a Comunidade de Santa Terezinha, fundada, mais ou menos, há 35 anos, sendo pároco o Padre Adolfo Fabri, a pedido do Sr. Xisto Pereira, pessoa muito fervorosa, devoto de Santa Terezinha. Além de ser um paroquiano exemplar, era também amigo do Padre Adolfo.
Era ele quem ia buscar o pároco para celebrar a missa no bairro, em seu próprio carro. Geralmente, as celebrações eram realizadas em sua casa. Saia de casa em casa, convidando os católicos para a missa mensal.
O Sr. Xisto reunia também as pessoas para a reza do terço, pelo menos uma vez por semana. Animado com a ideia de construir uma capela em honra à Santa Terezinha, doou, verbalmente, um lote à Arquidiocese de Pouso Alegre, com essa finalidade. Tendo falecido antes de formalizar o ato, através de Escritura Pública de Doação, seu filho Joaquim Maria Pereira e sua nora Maria Rosa de Lima Pereira cumpriram seu desejo.
Atualmente, a comunidade trabalha para a construção da capela em honra a Santa Terezinha do Menino Jesus.
A Comunidade iniciou um trabalho organizado de pastoral sob a orientação do então Reitor do Santuário Padre José Franco, do Vigário da época, Padre Márcio e com a colaboração do Padre Alexandre. A Comunidade segue cheia de esperanças de ver construída a Capela em honra a Santa Terezinha, promovendo campanhas e doações.
Texto: Maria Vanda Olivoti, e adaptado por Bruno Zíngaro Marques de Oliveira.