Igreja da Santíssima Trindade – Pedacinho do Céu
A Igreja dedicada à Santíssima Trindade, está localizada na rua Nenê, no bairro Pedacinho do Céu. Ela é fruto de um sonho do antigo pároco de Extrema, Pe. Adolfo Fabbri. Conta-se que próximo a sua cidade natal, Borgosatollo, Província da Brescia, na Itália, havia uma Igreja em honra à Santíssima Trindade, durante épocas de peste ou quaisquer dificuldades, os fiéis das diversas regiões da Itália, iam até a Igreja da Santíssima Trindade, rogar ao Deus Trino, a proteção para os momentos de dor e sofrimento.
Em 27 de maio de 1987, foi constituída uma comissão em prol da construção da Igreja. Na mesma reunião, foi elaborado todo o plano de trabalho, para angariar fundos, estudar a planta da igreja, e outros assuntos referentes a sua construção.
Nessa mesma reunião, foi elaborado um plano de trabalho, para angariar fundos, para estudar a planta da nova igreja, para avaliar o lote adquirido, quanto a sua localização, quanto à área e sua topografia. Após muitos trabalhos, campanhas, festas, rifas, a Igreja começou a ser construída no dia 08 de dezembro 1992.
Muitos paroquianos, ajudaram nos trabalhos em prol da construção, doando sacos de cimentos, caminhão de tijolos, ferro, pedras e tudo o que era preciso para fazer o alicerce e levantar a igreja. Em meados de 1994, a base da Igreja ficou pronta, mas a construção teve que ser interrompida, pois o padre Adolfo queria se aposentar, e resolveu construir mais uma casa, para o novo padre que viria assumir a Paróquia.
Por volta de 2002, Padre Maurício retomou a construção do templo. E a cerimônia de Sagração da Igreja em honra ao Deus Uno e Trino ocorreu, no dia 12 de junho de 2003, pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho (in memoriam), mas sem a presença do Padre Adolfo, pois já havia falecido, no ano de 2001.
Todos os domingos, às 10h30, os moradores do Bairro, se reúnem na Igreja para participarem da celebração da Santa Missa.
Texto: Maria Vanda Olivoti e Padre Mauricio Pieroni, e adaptado por Bruno Zíngaro Marques de Oliveira.